Páginas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Uma escola rural com sua história


A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Silvério de Azevedo foi fundada e 1961 mediante iniciativa do prefeito Raphael Cláudio de Araújo que em visita a comunidade de Carqueijo encontrou uma escolinha particular que funcionava numa casa de família e imediatamente sentiu a necessidade da construção de uma escola municipal que atendesse a necessidade daquela comunidade.
Mediante a demanda na época, a escola foi construída com apenas duas salas de aula, uma cantina, dois banheiros e uma área para recreação. Foi inaugurada no dia seis de julho de 1962 pelo gestor maior Francisco das Chagas Lopes, pelas autoridades locais e comunidade. Teve como primeira professora Francisca Alice Gomes, que com muita dedicação e criatividade conduziu o processo de alfabetização das crianças de Carqueijo e das comunidades vizinhas: Morrinhos, Lages, Lagoa dos Bois e Serra Verde; estando também a frente de todos os trabalhos da escola. Com o crescimento da localidade a escola se tornou pequena, sendo necessário uma ampliação, a qual foi realizada na administração de Beneildo Custódio de Azevedo entre os anos de 1982 a 1988. Foram construídas mais duas salas de aula, uma secretaria, um depósito e cinco banheiros. Nesse período a escola passou a funcionar da alfabetização a 4ª série e como não havia professores suficientes na comunidade a prefeitura enviava educadores da sede do município para trabalhar na escola. Na administração de Miguel Araújo Melo (1989 a 1993) a escola também foi contemplada com ampliação, sendo construídas mais duas salas de aula. A escola não crescia apenas em infra-estrutura, mas também em organização e na qualidade do ensino oferecido, embora ainda ofertasse apenas a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Por volta de 1998 já na administração de Vera Lúcia Azevedo deu-se início ao processo de implantação dos anos finais do ensino fundamental. Em 2001, para a alegria de toda a comunidade escolar a primeira turma conclui a 8ª série.
Em 2002 a escola passou por um processo de nucleação. De acordo com o decreto de criação 047/2002 de 18 de abril de 2002 ficaram agregadas a essa unidade escolar as escolas Francisco de Paulo Nepomuceno (Lages) e José Vicente de Aguiar (Prazeres).
Nesse período a escola passou por profundas mudanças sendo nomeada a sua diretora Rosimeire Gonçalves de Araújo e implantado um sistema de acompanhamento pedagógico mais direcionado. Para melhores resultados a escola passou novamente por um processo de nucleação atendendo as exigências da resolução nº 396/2005 sendo reformulada, pois havia necessidade de organizar a unidade escolar validado pelo Decreto nº 055/2009 de 28 de setembro de 2009, ficando a Escola João Silvério escola pólo e suas respectivas unidades nucleadas: Raimundo Félix da Ponte (Morrinhos), Francisco de Paulo Nepomuceno (Lages), José Vicente de Aguiar (Prazeres).
Um trabalho de qualidade foi se intensificado ao longo dos anos e em 2010 sob a administração da diretora Maria Tânia Alves Rodrigues a escola e seus anexos foram premiadas como escola nota 10 pelo resultado obtido no SPAECE ALFA em 2009.

Um comentário: